-
Arquitetos: TAEP/AAP
- Área: 2390 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os habitantes da Península Arábica têm uma longa tradição de deixar as cidades durante as férias, muitas vezes viajando para o litoral ou para o deserto para montar infraestruturas temporárias e passar um tempo de qualidade com suas famílias. Sendo assim, o conceito desse projeto recria conceitualmente a ideia de reunião familiar sob uma estrutura leve e discreta, simbolizando a importância da sombra no clima quente do deserto.
Esse complexo de cinco casas compartilha uma cobertura dobrada feita em concreto branco que proporciona proteção contra o sol e o vento, ao mesmo tempo em que permite a passagem da luz durante o dia. Estrategicamente perfurada, a cobertura filtra a luz solar nos espaços internos e oferece vistas do céu através de cortes retangulares. Os espaços externos do térreo servem como áreas comuns sociais, projetadas como um oásis com vegetação ao redor de um elemento central de água. Os jardins exteriores culminam em dois espaços sombreados com pé-direito duplo que conectam a casa à praia, enfatizando ainda mais a fachada principal e proporcionando vistas para o mar.
O complexo foi projetado para manter a privacidade em relação à rua de acesso e aos vizinhos imediatos, ao mesmo tempo em que maximiza a abertura e a transparência para a praia privada, com fachadas envidraçadas voltadas para o mar e terraços com jardim. A estrutura alcança simultaneamente o status de acampamento no deserto, casa de praia e, acima de tudo, um local de encontro.